
Apesar de não atender ao clamor popular e não ter levado Neymar e Paulo Henrique Ganso, Dunga justificou muito bem a não convocação dos dois ao questionar por que ninguém pediu pelas convocações de ambos em dezembro, quando eram apenas reservas no Santos. Apesar de serem realidade e foras-de-série, Neymar e Ganso ainda carecem um pouco de experiência em Seleção Brasileira. Eu particularmente levaria ambos, mas entendo perfeitamente a posição de Dunga.
Mas será que o nosso prezado Carlos Caetano Bledorn Verri realmente foi coerente? Vamos analisar posição por posição e ver qual é a de cada um dos convocados e suas chances na Copa.
Goleiros
Júlio César: indiscutível. Ao lado de Kaká e Robinho, o ex-goleiro flamenguista e atual Inter de Milão-ITA era uma das poucas certezas absolutas dessa Seleção. Titular em toda a era Dunga, Júlio César é um dos pilares da Seleção Brasileira, ainda mais com o suporte da sólida defesa formada por Juan e Lúcio.

Gomes: Apesar de não ter tantas convocações na era Dunga, o ex-goleiro do Cruzeiro é um dos brasileiros com melhor aproveitamento na Europa. Titular absoluto do Tottenhan-ING, Gomes tem se destacado na Premier League por ser um grande pegador de pênaltis. Convocação justa. Doni: Ao lado de Júlio César, o ex-goleiro do Corinthians e atualmente na Roma-ITA foi um dos que mais teve convocações na era Dunga. Sua convocação é prova de coerência, mas não de competência. Atualmente Doni é apenas reserva no clube italiano e está completamente sem ritmo de jogo.
Laterais-Direitos
Maicon e Daniel Alves: indiscutíveis e imprescindíveis. O primeiro é destaque da Inter de Milão-ITA e, assim como jogador do Barcelona-ESP. Maicon provavelmente deve ser o titular no Mundial, mas tem um reserva muito forte como sombra. Dani Alves, por outro lado, ainda tem chances de ser titular até mesmo atuando no meio-campo, que deve ser repleto de jogadores considerados “coringas”.
Laterais-Esquerdos
Michel Bastos e Gilberto: ao contrário do lado oposto, os laterais-esquerdos foram um grande problema para Dunga. Michel Bastos (Lyon-FRA) assumiu o posto de titular na reta final pré-Copa e não largou o osso,mais pelas incompetências de André Santos (Fenerbahçe-TUR) e Kléber (Internacional-BRA), que não aproveitaram suas chances, do que por méritos do próprio ex-jogador do Figueirense. Já a convocação de Gilberto (Cruzeiro-BRA) pode ser considerada surpresa, já que muitos na imprensa especulavam que Dunga poderia chamar apenas um lateral-esquerdo.

Zagueiros
Juan e Lúcio: formam uma das melhores duplas de zaga do mundo. Ao lado de Lúcio (Inter-ITA), Juan (Roma-ITA) voltou à boa forma após uma série de lesões na temporada passada e chega em alta para mais um Mundial. Lúcio também tem mostrado excelente forma na Liga dos Campeões pelo clube italiano e dá segurança aos brasileiros.

Luisão e Thiago Silva: reservas imediatos de Dunga, Luisão (Benfica-POR) e Thiago Silva (Milan-ITA) foram convocados merecidamente. Quando teve chances pela Seleção, Miranda (São Paulo-BRA) as aproveitou muito mal e, além disso, não vive uma boa temporada em 2010. No caso de lesão de um dos titulares, o brasileiro deve ficar tranqüilo, apesar da falta de experiência de Thiago Silva.
Volantes
Gilberto Silva e Felipe Melo: voltando ao fator coerência, Dunga novamente provou tê-la. O primeiro voltou a ter uma boa temporada no Panathinaikos-GRE e deve ser o capita da Seleção de 2010. Já Felipe Melo, de qualidade técnica questionável, não teve uma boa temporada pela Juventus-ITA e deve preocupar um pouco o torcedor brasileiro. Josué: reserva imediato na posição, o ex-jogador do São Paulo e atualmente no Wolfsburg-ALE não teve atuações de destaque quando testado na Seleção Brasileira, mas também não compromete. A não ser em caso de lesão, deve ser pouco aproveitado no Mundial.

Meias polivalentes
Criei essa categoria para jogadores que podem atuar tanto como meias mais ofensivos como volantes. Nessa categoria se encaixam tanto Elano (Galatasaray-TUR) como Kleberson (Flamengo-BRA) e Ramires (Benfica-POR). Um dos queridinhos de Dunga, Elano deve disputar vaga na equipe titular com Daniel Alves e leva uma pequena vantagem. Já o flamenguista, surpresa na lista de convocados, corre por fora, diferentemente de Ramires, que deve ser boa opção para as segundas etapas das partidas.

Meias de criação
Kaká e Júlio Baptista: confesso temer por essa posição no Mundial da África do Sul, principalmente pela falta de opções. Em uma possível lesão de Kaká (Real Madrid-ESP), é temeroso pensar nas criações de jogadas nas mãos de J.B. (Roma-ITA), principalmente pelo fato do mesmo nem titular ser no clube italiano, além de limitado tecnicamente. Kaká, que vem apresentando problemas de lombalgia durante a temporada e tendo atuado pouco, ainda é uma incógnita.

Atacantes
Robinho e Luís Fabiano: inquestionavelmente deve ser a dupla de ataque titular do Brasil na Copa. A princípio órfã de Ronaldo, que deixa de disputar seu primeiro Mundial depois de 16 anos, a Seleção Brasileira encontrou em Luís Fabiano (Sevilla-ESP) a sua principal figura. O ex-atacante do São Paulo garantiu sua vaga ainda nas Eliminatórias, quando teve atuação impecável na vitória diante do Uruguai, em partida disputada no Morumbi. Já Robinho, que voltou ao Brasil para atuar no Santos, reencontrou o bom futebol, mesmo sendo coadjuvante no time de Neymar e Paulo Henrique Ganso.

Nilmar e Grafite: o primeiro deve ser opção para as partidas no segundo tempo. Depois de uma boa temporada no Villareal-ESP, o ex-jogador do Internacional teve boas atuações quando testado por Dunga e tem a confiança do treinador. Já Grafite (Wolfsburg-ALE), apesar de poucas vezes convocado, venceu a disputa com Adriano do Flamengo, que pediu para não ser convocado devido à falta de comprometimento nos treinamentos em 2010.

Um comentário:
E aí?????? Estava de luto????
Bom, a lista do Dunga foi tão coerente que chega até a dar raiva.
Isto porque, na minha opinião, o Brasil vai com a seleção mais fraca dos últimos tempo.
Injustiça pra mim só teve uma: Vitor de fora.
Muito embora o Dunga tenha se justificado acerca da escolha do Doni, entendi que o melhor goleiro do último campeonato brasileiro e que participou da grande maioria das convocações não poderia ficar de fora, ainda mais para um que mal fica sentado no banco de reservas.
Kléberson, que é banco do grande TORÓ, e vai à copa. Lucas do Liverpool ficou de fora.
Não temos lateral esquerdo, o Marcelo do Real, que ficou na lista dos 7 suplentes, é melhor que os 2 convocados, além de ´ter a enorme vantagem de ser realmente um lateral.
Se tivesse um amistoso entre Brasil e Lyon, o Michel Bastos marcaria a si próprio, da pra acreditar??
Gostei muito da ausência do Adriano, entendo que a decisão mais "coerente" (na semântica Dunguística da palavra) seria o Tardelli, mas o Grafitte também foi uma boa opção.
Tomara que o Brasil não precise virar nenhum jogo, pois imagine a situação:
Brasil e Alemanha, 1x0 para a Alemanha e o Dunga olha pro banco chama Júlio Baptista, Grafite, Kléberson e diz:
- RESOLVE GURIZADA!!!!
Sem mais.
Abraço!!
Postar um comentário