Começo a análise pelo então líder Corinthians que, evidentemente, irá oscilar bastante na competição. Líder com 100% de aproveitamento, o Timão novamente não mostra um futebol brilhante, assim como nas eliminações do Paulistão e Libertadores. Porém, a equipe de Mano Menezes volta a mostrar uma eficiência que lembra um pouco a do primeiro semestre de 2009. A ressaca da Libertadores parece que não está afetando tanto o experiente elenco do Corinthians. Resta saber se uma série de mal resultados irá manter essa impressão.

Outra virtude corintiana tem se mostrado no aproveitamento da fase inicial da competição. Contra o Grêmio, por exemplo, o Timão se aproveitou do fato dos gaúchos estarem priorizando a Copa do Brasil. Dessa forma, os gremistas usaram apenas uma equipe mista contra os paulistas, o que foi bem aproveitado. O mesmo pode ocorrer na quinta e sexta rodada, quando o Corinthians enfrenta Santos (envolvido na Copa do Brasil) e Internacional (Libertadores da América).
Quanto ao São Paulo, há pouco para ser dito. Poupando os titulares para a partida de quarta-feira diante do Cruzeiro na Libertadores, o Tricolor parece que irá repetir o início de Brasileirão dos anos anteriores, quando priorizou a competição sul-americana e perdeu alguns pontos importantes no nacional. No entanto, nada que a equipe de Ricardo Gomes possa recuperar depois, assim também como foi em outros anos.

E o Santos? É, o Peixe é outra equipe que prioriza, com razão, outra competição, já que o caminho mais curto para a Libertadores é, de fato, a Copa do Brasil. No entanto, caso os “Meninos da Vila” sejam eliminados pelo Grêmio, nada está perdido, já que o Peixe tem grandes chances de fazer uma boa campanha no Brasileirão 2010. Isso se a equipe de Dorival Júnior não perder muitos jogadores depois da Copa do Mundo, o que já vem sendo especulado principalmente com os nomes de Neymar e Ganso, que poderiam ir para o futebol inglês e espanhol respectivamente. Até agora, o Santos acumula apenas dois empates, mas nada de pânico pelos lados da Vila Belmiro.

Infelizmente para a torcida palmeirense, o mesmo não pode ser dito em relação ao seu clube de coração. Diferente do que podia ser dito em 2009, o Palmeiras na atual temporada tornou-se, por incrível que pareça, um time medíocre. No domingo, o Verdão protagonizou, em São Januário, diante do Vasco, uma das piores partidas da atual temporada e preocupou demais o torcedor, principalmente pela covardia de Antônio Carlos Zago, que a cada dia que passa parece balançar cada vez mais no cargo.

Sem muitas opções ofensivas na equipe depois da saída de Diego Souza, o Palmeiras agora passa a ser basicamente dependente dos lampejos criativos de Cleiton Xavier, já que Lincoln ainda não encaixou uma seqüência de boas partidas. E olha que na partida de ontem até o próprio Cleiton protagonizou cenas bizarras.
Resta saber se o Verdão irá se encaixar a tempo de realizar uma campanha digna em 2010, principalmente após a suposta briga envolvendo o atacante Robert e o próprio Zago, na viagem de volta da equipe paulista depois da partida de ontem. Segundo informações da Rádio Globo, os dois chegaram a trocar algumas “muquetas” e correm o risco de serem demitidos, assim como ocorreu no ano passado, envolvendo os atletas Obina e Maurício Ramos. Aliás, briga lindamente descrita por Cléber Machado em 2009.
Haja coração, torcida verde!

Um comentário:
Parabéns para quem monta a tabela do Campeonato Brasileiro! Mesmo sabendo que as chances de equipes grandes estarem focadas em outras competições de porte igual (mas em estágio mais avançado) ou maior, coloca clássicos do nosso futebol logo nas primeiras rodadas.
Vide a priemeira rodada que colocou Flamengo e São Paulo frente a frente: dois times reservas jogando para 38 pagantes no Maracanã!
Pois bem, superadas as preliminares, vamos ao mérito!
Mesmo poupando seus principais jogadores, o São Paulo tinha a obrigação de estar com, no mínimo, 4 pontos.
Isto porque, a qualidade de seu elenco é muito alta, pois um time reserva que conta com Cleber Santana, Jean, M. Paraíba, Jorge Wágner e ainda com o reforço dos titulares Alex Silva e R. Ceni não pode perder para um modesto Botafogo em casa.
Bom, se jogasse o Henrique no lugar do "Wash", talvez teria sido diferente.
Falando no Lixo, digo, no W9, rezo para que as especulações sobre a sua saída se concretizem, assim esse "rachador de elenco" que procure outro lugar que suporte sua deficiência técnica e falta de companheirismo.
Pulando o muro, eu juro que tentei assistir o jogo Palmeiras e Vasco, mas preferi ceder a insistência da minha namorada em assistir a daça dos famosos.
Falando na minha namorada, vou assistir Palmeiras e Grêmio no sábado, pois ela é Gremista... Haja amendoim e picolé!
Em tempo: está torcendo muito pro Marcelinho Carioca salvar o centenário do Timão, com o título da dança dos famosos???
Abraço!
Postar um comentário