segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pura "Enganeichan"

Digamos que eu nunca me considerei uma criança ingênua. Nunca acreditei em Papai Noel nem folclores do tipo, apesar de, volta e meia, meu pai às vezes conseguir me enganar com várias outras coisas. Mas tudo bem, o tempo passa, a gente começa a ficar mais esperto e, conforme vão passando os anos, a gente começa a duvidar de tudo. Principalmente quando o assunto é futebol.

Esse começo de Campeonato Brasileiro não me engana nem um pouco. Como eu já havia dito, na semana anterior, ao analisar a segunda rodada, ainda existem muitas equipes no Brasil envolvidas em mais de uma competição. Enquanto isso perdurar (e isso vai até depois da Copa do Mundo), o Brasileirão vai continuar enganador, assim como todo o primeiro turno da competição.

Um dos times que mais posso citar como “engana que eu gosto” é o próprio Corinthians, líder do campeonato com 100% de aproveitamento. Com duas vitórias que contaram com auxílio da arbitragem (Atlético-PR e Fluminense), além de uma vitória fora de casa contra um time envolvido em outra competição (Grêmio), o Coringão não mostra um futebol que empolga e muito menos deixa o seu torcedor seguro. A principal prova disso foi na partida de ontem, contra o Fluminense, quando o time paulista tomou sufoco na partida toda e, por pouco, não saiu no mínimo com um empate jogando em casa.


Novamente atuando sem meia de armação, assim como na partida contra o Grêmio, o Corinthians voltou a usar um meio com três volantes, com Elias tentando fazer o papel de ligação. Besteira! Elias nem marcou e nem atacou, o que deixou o time bastante vulnerável no meio-campo. Pouco adiantou os três atacantes, formação que Mano Menezes voltou a utilizar desde a eliminação do Timão na Libertadores diante do Flamengo.

Mudando de lado, outro time que também não vem me enganando nem um pouco é o Palmeiras. Um dos vice-líderes do Brasileirão ao lado de Avaí, Botafogo e Ceará, o Verdão fez uma bela partida diante do Grêmio, na despedida do time do Palestra Itália, que deve ser fechado para a construção da Nova Arena do clube. A previsão para o fim das obras é apenas em 2010.

Voltando ao “ENGANEICHAN”, o Palmeiras se aproveitou muito bem do baque gremista pós-Copa do Brasil. Motivado pela troca de treinador, o Verdão chegou a tomar sustos durante a partida, quando o Grêmio chegou a empatar após o clube paulista sair vencendo por 2 a 0. No entanto, com a bola parada fazendo diferença, Maurício Ramos voltou a por a equipe verde em vantagem. Cleiton Xavier fechou a tampa do caixão gremista.


Por que essa partida pode ser considerada “Enganeichan”?
1-O time do Palmeiras é exatamente o mesmo treinado por Zago. A gente até compreende que os caras entrem motivados para esse tipo de partida, depois de uma crise e a mudança de treinador, mas o elenco é o mesmo. Ou pior, se considerarmos a dispensa de Robert.
2- O Grêmio, com apenas um ponto no Brasileirão, ainda é um time que vai incomodar, e muito, na ponta da tabela. Tem time, tem elenco, mas precisa acordar o quanto antes. A Copa do Brasil já acabou e os gaúchos têm todas as condições de buscar a vaga na Libertadores entre os quatro melhores do Brasileirão neste ano.

E o Santos? Pois é, a meninada da Vila Belmiro voltou a aprontar, mas dessa vez não foi dentro de campo. Depois de se atrasarem na apresentação da concentração do Santos para a partida contra o Atlético-GO, André, Neymar, Ganso e Madson foram afastados da partida do último sábado por Dorival Júnior e devem retornar apenas na próxima rodada. Mesmo sem os quatro, o Santos conseguiu um bom resultado e saiu de Goiânia com a vitória por 2 a 1. Quem na verdade saiu perdendo foi Madson que, por ser reincidente em atos de disciplina, deve ser negociado com o Atlético-PR.


Vencedor na partida, o Santos ocupa agora a modesta nova posição. Também besteira, já que o Santos tem time pra encabeçar a competição, a menos que perca dois ou mais atletas após a Copa do Mundo. Caso perca ou Neymar ou Ganso, vira um time praticamente comum.

E por falar em time comum, e o Flamengo? Pois é, com a iminente saída de Adriano, o Rubro-Negro deve perder alguns jogadores nesse período de Copa do Mundo. Além do Imperador, Vagner Love e Bruno tem grandes chances de sair, o que também tornaria a equipe carioca comum. As peças de reposição não empolgam muito, já que dentre os nomes especulados para substituir o Imperador, está ninguém menos que Washington, o chorão do São Paulo.

Bom, já que o assunto é o Tricolor Paulista, vou encerrar com ele. Que bela vitória diante do Internacional! Classificados na Libertadores, os dois clubes irão se enfrentar nas semifinais da competição, depois da Copa do Mundo, e deram uma pequena prévia do que devem ser as partidas eliminatórias. Deve-se ressaltar sim que o Inter estava desfalcado de alguns jogadores depois da desgastante partida contra o Estudiantes na Argentina, mas mesmo assim o Tricolor Paulista foi merecedor do resultado. Diferentemente dos outros clubes que não me enganam, O São Paulo deve vir forte, mais uma vez, na disputa do título Brasileiro.


Só pra encerrar, uma nota triste àqueles que, assim como eu, eram meio fissuradinhos por bandas de New-Metal na adolescência. Faleceu hoje, em Des Moines, Paul Gray, baixista da banda Slipknot. A morte do músico ainda é desconhecida e só deve ser revelada após os resultados dos exames toxicológicos. Será que temos mais um caso de overdose?



De qualquer forma, trata-se de mais uma perda na cena do Heavy Metal nos últimos 6 meses. Primeiramente foi “The Rev”, baterista da banda Avenged Sevenfold. Nas últimas semanas, Ronnie James Dio também deixou o mundo dos mortais. Pelo visto o “The Hell” está querendo formar a sua banda. Só falta um guitarrista, quem há de ser o próximo?

Um comentário:

Maza disse...

Bons tempos em que ficávamos ouvindo Slipknot todo santo dia, isso depois de assistir aula e comer igual um boi, sem ter merda nenhuma para fazer depois...

Pois bem, ao futebol.

Realmente, esse início de campeonato serve para pouca coisa, além de ser quase nulo para análises mais mais "futurísticas".

O Corinthians, não obstante aos problemas que você bem sailentou, está fazendo sua parte, como o time nada tem com o péssimo nível da arbitragem nacional, resta aproveitar a ajuda em seu favor.

Montar um time titular com suas principais peças (Elias, Jorge Henrique e Dentinho) tendo por principal característica carregar muito a bola é complicado, sei bem disso porque o São Paulo Também é assim.

Entretanto, cabe ao treinador encontrar um estilo de jogo compatível com essa característica. Melhor ainda, cabe ao jumento olhar para o banco de reservas, será que é tão difícil? Bem, para mim está ótimo!

Amanhã tem clássico e o Tricolor tem a obrigação de ganhar.

Acredito que a euforia de suas boas atuações bem como sua classificação louvável para a semi da Libertadores cairam por terra caso venha a sofrer a 6º derrota em clássicos paulistas.

Creio que o time deva sofrer algumas alterações devido ao desgaste, mas nada que comprometa sua atuação de forma considerável.

Agora é analisar bem, montar o time do Cartola F.C. e esperar o desfecho de mais essa rodada!

Abraço!!