Nesse meio-tempo, muita coisa aconteceu. Teve classificação antecipada do Corinthians na Libertadores, além da decisão de alguns estaduais, com Botafogo campeão no Rio de Janeiro, além de Santos e Santo André na decisão do Paulistão 2010. Como este blog havia antecipado anteriormente, nada de surpresas nas semifinais do estadual mais forte do país: Peixe e Ramalhão, equipes de melhor campanha na primeira fase, chegam à decisão, com favoritismo mais do que declarado ao Santos.

Apesar de este blogueiro ser um paulista nato, o que me chamou bastante a atenção nesta semana foi o futebol carioca. Queda de treinador, atual campeão brasileiro em crise e surpresas na decisão do título são só alguns dos ingredientes dessa brincadeira, a começar pelo Botafogo, campeão carioca de 2010 por antecipação.
Com uma campanha a princípio irretocável se formos pensar que o time da Estrela Solitária venceu o primeiro e o segundo turno sem precisar decidir o título em mais duas partidas, por outro lado o torcedor botafoguense não pode se enganar.
Tecnicamente analisando, o Botafogo tem a pior equipe do futebol carioca e penou bastante no início da temporada. Estevam Soares, salvador da pátria no Brasileirão de 2009, não resistiu no início da temporada após a goleada de 6 a 0 diante do Vasco e acabou dando lugar a Joel Santana, aquele que eu costumo chamar de “o paladino do futebol carioca”. Méritos ao tio da prancheta, que mais uma vez conseguiu fazer omelete sem ovos. Apesar disso, devemos relembrar também que o Fogão foi eliminado na Copa do Brasil pelo Santa Cruz, dentro de casa. Detalhe: antes tradicional, hoje o Santa não disputa nem mesmo a Série D do Brasileirão.

O Fluminense? Ah, o Flu. Quanta ingratidão! Em uma situação muito boa de passar para as quartas-de-final da Copa do Brasil após derrotar a Portuguesa no Canindé na semana passada, o Tricolor Carioca dispensou nesta segunda-feira o treinador Cuca, salvador do clube no Campeonato Brasileiro de 2009. Aos esquecidinhos, o Fluminense no ano passado por pouco não foi rebaixado, mas acabou escapando após uma incrível série de 6 vitórias seguidas e um empate, na última partida, diante do Coritiba, que garantiu o clube na elite da Série A de 2010.
Tudo bem, também se deve ressaltar que o pó-de-arroz não conseguiu ir muito bem no Cariocão deste ano. Mas quanta ingratidão com Cuca, que tinha apoio de jogadores, comissão técnica e até mesmo torcedores para realizar uma boa campanha no Brasileirão.

E pra encerrar, o Flamengo. Vice da taça Guanabara e Taça Rio, além de atual campeão brasileiro, o Mengão prometia muito para 2010 e até agora, NADA. Na Libertadores, prioridade do clube, os comandados de Andrade já mostraram fragilidade nas partidas contra o Universidad do Chile e Católica. Para se classificar em segundo lugar do grupo, o Fla precisa de uma vitória, em casa, diante do Caracas. Na próxima fase, o Mengão pode encarar o Corinthians, até agora detentor da melhor campanha da competição.
O que mais preocupa o torcedor do Flamengo, no entanto, nem é a partida contra o Caracas em si. Condições para vencer os venezuelanos os cariocas tem. No entanto, as constantes regalias dadas a alguns dos principais jogadores da equipe, além do total isolamento de Petkovic no elenco causam preocupação. Destaque do Mengão em 2009, o sérvio visivelmente não agrada a dirigentes e colegas de clube e deve receber a mala logo logo.

Ah futebol carioca, como você é ingrato...

Um comentário:
Parabéns ao Santos, mereceu, engoliu o Tricolor na vila.
Muito se falou em raça (no São Paulo), mas o que eu vi foi um time apático.
Página virada.
O futebol carioca é lamentável, ter botafogo como campeão estadual chega a ser engraçado, em contrapartida, ver o minúsculo Flamengo nessa situação é revigorante! Time pentacampeão por acaso...
Fred na copa no lugar de Adriano. Quando esse cidadão joga o Fluminense é outro time. Já o Cachaceiro está ridículo, não merece jogar nem na seleção carioca de pebolim!
Abraço!
Ps.: agrardarei o momento oportuno para me manifestar sobre a libertadores.
Postar um comentário