Quem daqui nunca teve um Dèja-Vu, aquela sensação maluca de que você está vendo ou passando por algo que já teria presenciado? Ao analisar esse Brasileirão-2010, acho que passo por algo do tipo. Quem aqui de vocês lembra do Brasileirão-2009? Aquele mesmo, que contou com um Palmeiras arrancando e aclamado como futuro campeão de maneira muito antecipada, além de um Flamengo arrasador na reta final? Ou então aquele que teve time grande passando sufoco na zona do rebaixamento (Fluminense), ou mesmo que não conseguia vencer fora de casa (Grêmio). Aqui vamos nós, de novo.
Começamos nossas coincidências pela letra A, com um Avaí novamente fazendo uma excelente campanha depois de começar mal. No entanto, ao contrário de 2009, quando manteve Silas no comando, o clube catarinense foi obrigado a demitir seu treinador. Péricles Chamusca saiu para a chegada de Antônio Lopes, que botou ordem na casa. Tudo bem que o clube perdeu ontem para o Inter-RS, em casa, por 1 a 0. Mas, ainda assim, o Avaí ocupa a oitava posição e faz um bom papel na competição.

A segunda coincidência é o time que não vence fora de casa. Assim como o Grêmio-2009, o Corinthians tem provado uma ineficiência terrível nas partidas longe do Pacaembu e que podem custar caro ao clube paulista. Nesta quarta-feira, parece que tudo deu errado para o Timão diante do Cruzeiro em Minas Gerais: gol no início de jogo, bola na trave, pênalti perdido. Azar de visitante ou competência do time da casa, que armou um verdadeiro ferrolho após abrir o placar simples que garantiu a sua vitória? Prefiro dizer que um pouco dos dois. Será que o Timão vai repetir o Grêmio 2009 e não ficar nem no G-4? Acho difícil.

Vamos à terceira coincidência: fator Fluminense. Será que não estamos sendo um pouco precipitados com o clube carioca? Assim como em 2009, o líder era dirigido por Muricy Ramalho, que já cansou de provar sua competência em campeonatos nacionais. No entanto, sempre existem fatores externos/internos que podem atrapalhar uma equipe. Nenhum clube está livre de lesões ou mesmo vaidades internas, ainda mais quando se trata de um clube que paga alto salários pra poucos, razoáveis pra muitos. É evidente que o Flu tem jogado o fino da bola e ontem meteu nada menos do que 3 a 0 no Goiás fora de casa. Mas calma gente, ainda não acabou nem o primeiro turno. Vamos esperar.

Quarta coincidência: time grande passando sufoco. Seria o São Paulo o Fluminense de 2009? Tudo bem que o Tricolor Paulista nem na zona de rebaixamento está ainda, mas a situação é preocupante. Nem todos os clubes têm a sorte que o Flu teve no ano passado de encaixar várias vitórias seguidas na reta final. Pra não sofrer como os cariocas no ano passado, é bom que o Tricolor Paulista reaja logo, ou se não irá sim trilhar o mesmo caminho que outros rivais já travaram como Corinthians e Palmeiras.

Quinta e última coincidência: letargia de campeões do primeiro semestre. Será que o Santos, campeão paulista e da Copa do Brasil, vai simplesmente desistir do segundo semestre e do Brasileirão, assim como o Corinthians fez em 2009? Tudo bem que hoje o Peixe vem de vitória fora de casa diante do Grêmio e ocupa o G-4, mas não me surpreenderia se o Santos simplesmente tirasse o pé nesse ano pra já pensar em 2010. Cabe à comissão técnica santista impedir que isso aconteça.

Queria deixar aqui um abraço aos grandes palmeirenses, que comemoram hoje os 96 anos do clube palestrino. Apesar de corintiano, devo admitir a grandeza deste clube que, apesar de não trazer glórias recentes, tem se esforçado bastante pra voltar a brigar por títulos. Torço muito para que o Verdão, que já protagonizou belos duelos contra o Timão, volte a brigar por títulos, assim como foi este aqui embaixo.
Juro por Deus, achei que fosse morrer nesse jogo. Que bom que não morri! Não vejo a hora de poder me vingar, hahaha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário