quinta-feira, 14 de abril de 2011

Voando baixo

Cheguei a brincar, em minha conta pessoal do Twitter (@orenatoaugusto), sobre o meu pé atrás com a atual campanha do Cruzeiro na Libertadores. Em tom de brincadeira, já que sinceramente não me recordo de uma campanha tão boa na primeira fase do torneio.



Sobre o meu receio, é só fazer um breve exercício de memória. Para começar, a melhor campanha na primeira fase nunca garantiu uma boa campanha na segunda fase do torneio. É só relembrar o Corinthians e a eliminação diante do Flamengo em 2010. O outro motivo, bem mais envolvido com superstição, seria o já famoso pé frio do técnico Cuca, que tem no seu currículo apenas o título de Campeão Carioca pelo Flamengo, em 2009, rodeado por inúmeros vices.

Superstições e badalações à parte, o Cruzeiro merece sim os elogios que vem recebendo. Mesmo caindo em um dos grupos mais difíceis da Libertadores, com Estudiantes (ARG), Deportes Tolima (COL) e Guarani (PAR), a equipe tem jogado um futebol exuberante e passado por cima de todos os adversários. São 20 gols marcados e apenas umzinho sofrido em seis partidas. É ou não é um grande número?

Nesta quarta-feira, o Cruzeiro jogou praticamente contra dois adversários: o Estudiantes e o péssimo gramado de La Plata, destruído após um show do U2. Na verdade, quem deu show foi o Cruzeiro, com a bela vitória por 3 a 0, mesmo com o adversário atuando com vários reservas. No entanto, eu insisto: a dificuldade do grupo cruzeirense era grande, já que uma das equipes é campeã da Libertadores 2009 e outra representa a sempre perigosa escola colombiana. O Corinthians que o diga, de novo.

É evidente que agora o Cruzeiro deve ser um time extremamente visado e encontrará mais dificuldades, ainda mais se tratando de mata-mata. Se cruzar com um brasileiro, a dificuldade torna-se ainda maior, já que alguns deles também caíram em grupos difíceis e têm chances de classificar-se como um dos piores segundos colocados. Duas possibilidades são Santos e Fluminense, que terão muitas dificuldades de classificar. Se classificarem.



Aliás, hoje é aniversário do Santos, que comemora seus 99 anos. Será que vai ter presente, com vitória fora de casa diante do Cerro Porteño. Será difícil, além do jogo valer a vida da equipe na continuidade da Libertadores. De qualquer forma, meus parabéns a todos os santistas!

Nenhum comentário: