sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jogo dos cinco erros e acertos

E não é que agora, finalmente, vai começar a Libertadores 2010? Pelo menos para o Corinthians. Depois de praticamente passear pela primeira fase da competição sulamericana e garantir o primeiro lugar geral na classificação, o Timão enfim será testado no ano de 2010 naquela que é a grande “menina dos olhos” no ano do Centenário. Enfrentar o Flamengo para o Corinthians é mais do que um teste; é saber separar as crianças dos homens e definir o que o Timão quer, de fato, pro ano mais importante da sua história.

Mas por que o torcedor corintiano deve abrir o olho? E por que ele deve se sentir otimista? O Porra Professor trás hoje para o leitor do blog algumas das principais razões para se confiar naquele clube que mais investiu para a temporada 2010. E talvez outras razões para não se confiar tanto.

1-Campanha eficiente: ok, tudo bem. O Corinthians não foi muito testado na primeira fase. Em um grupo com Cerro Portenho, Independiente de Medelín e Racing do Uruguai, o Timão pouco foi exigido, mas mostrou eficiência invejável e fez o que se esperava dele – venceu cinco partidas e empatou apenas uma. O grupo era fraco? Sim. Mas se levarmos em consideração que o Cerro é líder do Campeonato Paraguaio, assim como o Medelín lidera o colombiano, talvez essa eficiência passe a ser um pouco mais respeitada.

2- Elenco experiente: também é verdade que o Corinthians não deslanchou em 2010. Mas qual clube deslanchou? Só o Santos. Apesar de pouco exigido no ano, o Timão mostrou força em partidas importantes, como nas vitórias diante de São Paulo e Palmeiras. Irá reagir bem contra o Flamengo? Só as partidas da próxima semana dirão.


3- Má fase do rival: o Flamengo, nesta quarta-feira, anunciou a saída do técnico Andrade e do vice de futebol Marcos Braz. Existe momento pior pra se mudar o comando? O atual campeão brasileiro está em crise de comando e as trocas pode sim afetar nos resultados da equipe dentro de campo.

4- O fator Ronaldo: Ele está muito mal em 2010? Mas sabe disso. Tanto que aceitou numa boa o afastamento da equipe para readquirir a forma já visando a partida contra o Flamengo. Motivação para encarar o rubro-negro não falta ao Fenômeno, que deve ser hostilizado na partida no Maracanã. Todos sabemos que o dentuço cresce em decisões. Será que vai crescer em mais uma?

5-Elenco rachado do adversário: é do conhecimento de todos que uma das maiores estrelas do Flamengo, o meia Petkovic, está completamente isolado do restante do elenco. Brigas internas, desentendimentos e problemas extra-campo atrapalham e muito o Flamengo. É bem possível que estes desentendimentos se reflitam dentro de campo.

Por que acreditar no Flamengo?

1-Decidir a segunda partida fora: o leitor do blog deve estar pensando que eu sou meio maluco, mas o raciocínio é simples. Se o Flamengo fizer um bom resultado na partida de ida no Maraca, joga a pressão completamente para os corintianos reverterem no Pacaembu. Todos nós sabemos que o histórico do Timão, decidindo mata-mata da Libertadores em casa, não é vantagem nenhuma devido a pressão da torcida. Desta vez não deve ser diferente.

2- Motivação extra: o Flamengo tem jogado muito abaixo em relação ao ano passado, mas o time cresce em momentos de adversidade. Depois de quase não se classificar para a segunda fase, o Mengão virá com tudo pra cima do Corinthians e não vai querer desperdiçar a chance que lhe foi dada. Irá aproveitar? É o que veremos.

3- O fator Adriano: ele não está bem em 2010 se compararmos os números do Imperador em relação ao ano passado. Problemas extra-campo tiraram o foco do jogador dos gramados, mas assim como Ronaldo, o camisa 10 da gávea costuma crescer em momentos decisivos desde os tempos áureos de Seleção Brasileira. E vale lembrar: Adriano ainda não tem vaga garantida para a Copa do Mundo, ótima chance para garantir o seu lugar.


4- Instabilidade no gol adversário: Felipe, goleiro do Corinthians, vem sofrendo com os constantes problemas de lesão e talvez fique de fora do primeiro jogo no Maracanã. Júlio César e Rafael Santos, reservas da posição, são muito fracos. E mesmo que Felipe volte, deve voltar sem tempo de bola depois de tanto tempo inativo, o que para um goleiro é essencial.

5-Problemas no elenco do adversário: Sem motivação, Ronaldo vem provando em 2010 que não é o mesmo de 2009. Jorge Henrique, titular em 2009, não vem sendo aproveitado na atual temporada e mostrou insatisfação recentemente, assim como outros medalhões como o volante Edu. O desinteresse de alguns jogadores do elenco corintiano pode influir, e muito, no desempenho do time em campo, assim como aconteceu com o Brasil na Copa do Mundo de 2006.

Depois de pensar em todos estes aspectos, fica uma pergunta. O Coringão deve temer o Mengão ou o Flamengo deve temer o Corinthians? Vou dar uma de Caio Ribeiro: vão ser dois confrontos eletrizantes. Uma pena que esteja acontecendo já na fase de oitavas-de-final.

Um comentário:

Maza disse...

Jogaço!

Não torci contra o Corinthians apenas para não perder o costume, mas porque queria ver o São Paulo enfiar as bolinhas daquela taça no bumbum dos cariocas.

Sobre o jogo: Adriano querendo garantir de vez sua vaga na seleção do Dunga, Ronaldo querendo provar que continua sendo o "Fenômeno".

Pelas beradas, Love e RC jogando muito.

Concordo com vc a respeito de decidir a vaga fora, pois com o sistema de cômputo dos gols fora de casa, não sei até que ponto é vantagem decidir em casa.

Como tinha dito e vc bem salientou, agora serapam-se os homens das crianças, zerou tudo, até a crise do Flamengo e isso é o mais fasciante do mata-mata.

O "tio da prancheta" vem aí (esse é o meu palpite), e todos sabem o quanto os jogadorem gostam dele, além de saber motivar muito bem um elenco.

Pra mim o confronto está muito igual, até em seus pontos fracos, pois a defesa dos dois times deixa a desejar, com a do Curintia levando uma ligeira vantagem.

São Paulo e Corinthians farão a semi-final, pode escrever, pois depois de passar do time peruano o Tricolor não vai nem tomar conhecimento do Cruzeiro (que passará pelo Nacional)!!!

Não obstante, acredito que a disputa entre São Paulo e Corinthians é a que todo mundo quer ver, pois se trata da maior rivalidade do futebol paulista dos últimos 10 anos.

Bom, como já tinha ficado implícito, meu palpite é Corinthians.

Abraço!