segunda-feira, 30 de maio de 2011

Aberta a temporada do sinal amarelo

Você se lembra da primeira rodada, quando disse nesse blog que ainda é cedo para fazer qualquer tipo de projeção no Campeonato Brasileiro? Pois é, a afirmação ainda é válida para a segunda rodada. No entanto, já existem alguns clubes que começam a acender a luz amarela pelas más atuações nas duas primeiras rodadas de campeonato, tanto na briga por melhores posições como na luta contra as piores.

Execrado por corintianos e santitas, Adílson Batista não começou bem sua trajetória no Atlético-PR. Além de perder o título paranaense, o Furacão ainda não somou pontos no campeonato nacional e perdeu a segunda seguida, desta vez em casa diante do Grêmio. Vale lembrar-se das recentes campanhas do clube paranaense, que lutou contra o rebaixamento e dá sinais de não ter montado elenco suficiente para uma Série A. Será que a história se repete em 2011?

Furacão mais uma vez lutará contra a degola?

Quem também começou bem atrás no Brasileirão é o Avaí, semifinalista da Copa do Brasil. Também derrotado em casa, diante do Atlético-MG, o time catarinense iniciou uma pequena queda-livre e mostra uma situação parecida com a do Vitória em 2010 (finalista da Copa do Brasil e rebaixado no Brasileirão). Gustavo Kuerten deve estar bem mais preocupado do que satisfeito com a temporada do seu clube de coração.

Na briga pelas primeiras posições, quem anda tropeçando é o Internacional e o Cruzeiro, grandes favoritos ao título. Evidentemente, pelos seus ótimos elencos, os dois clubes tem totais condições de se recuperarem do mau início na competição, com apenas um ponto somado em seis possíveis. No entanto, sem dividir atenção com outras competições, as duas equipes tiveram atuações muito fracas e perderam pontos importantes, que podem sim fazer a diferença no final da competição.

Falcão preocupado com perda de pontos preciosos

Nesta linha de raciocínio, há quem diga que o Santos deve ser incluído, com apenas um ponto somado. Nesse caso, vale lembrar que os paulistas vêm usando time reserva nas duas primeiras rodadas, já que dedicam todas as suas atenções à fase decisiva da Copa Libertadores. De qualquer forma, também são pontos que podem fazer a diferença na trigésima oitava rodada do campeonato nacional.

Por fim, quem vem fazendo bonito, mesmo com time reserva, é o Vasco da Gama. Depois de ter um início de temporada muito ruim, a equipe carioca conseguiu montar um bom elenco e trouxe jogadores que começam a trazer bons resultados ao clube. É o caso dos renegados Diego Souza, Alecsandro, Bernardo e Éder Luiz. Neste domingo, sem os titulares, a equipe de Ricardo Gomes fez bonito e anotou 3 a 0 no América-MG, somando seis pontos em duas rodadas. Lucro total para quem vem poupando jogadores nas duas primeiras rodadas.

Paulistas na 2ª rodada
Se o Santos não começa tão bem assim, Corinthians e São Paulo largaram de maneira positiva e já somaram seis pontos com as vitórias em casa diante de Coritiba e Figueirense respectivamente. O Palmeiras também conseguiu um ótimo resultado, tirando um empate do favorito Cruzeiro e somando o seu quarto ponto na competição. Será que enfim os paulistas conseguirão retomar a hegemonia nacional, recuperada pelos cariocas nas duas últimas edições? Ainda é cedo para dizer.

Nenhum comentário: