sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gostinho amargo

Era de se esperar que a coisa começasse a ficar feia para Thomaz Bellucci, mas não tanto como de fato aconteceu. Em dia inspirado do francês Richard Gasquet, o dono da casa foi superior em grande parte do jogo e levou a fatura por 3 sets a 1, colocando fim ao sonho do brasileiro de repetir a campanha de 2010, quando chegou às oitavas-de-final. O resultado não é tão bom para o brasileiro, já que deve perder pontos e possivelmente algumas posições no ranking.

O velho Bellucci cometeu os mesmos erros do passado

A partida não começou bem para Bellucci, que viu um Gasquet inspiradíssimo nos dois primeiros sets. Com muito talento e uma das esquerdas mais belas do circuito, que muito fazem lembrar a de Gustavo Kuerten, o francês disparou fortíssimos golpes do fundo da quadra e tirou o brasileiro da sua zona de conforto. Visivelmente incomodado em quadra, Bellucci cometia muitos erros e não repetia o bom saque de outros jogos. Com isso, o francês tinha muita facilidade em fechar seus games de serviço, ao contrário do brasileiro.

As coisas começaram a mudar um pouco no terceiro set, quando o ritmo de Gasquet caiu visivelmente. Sem a mesma profundidade de golpes e errando bem mais, o francês permitiu ao brasileiro uma reação e deu a impressão de que novamente o anfitrião decepcionaria a sua torcida. Vale lembrar que ele é conhecido pelas suas tremendas “pipocadas” em quadra, principalmente quando joga em casa.

No quarto set, a coisa parecida se repetir. Bellucci quebrou o serviço de Gasquet logo no primeiro game, mas não conseguiu manter a boa vantagem no game seguinte, devolvendo a quebra. A partida permaneceu equilibrada até o 4/3, quando o brasileiro voltou a cometer erros bobos e permitiu nova quebra de saque. Restou ao francês sacar bem e fechar a partida, com 6/3 no quarto set.

Gasquet deve ter dificuldades na próxima rodada

Apesar de ter ranking abaixo do francês, ficou para Bellucci um gostinho de derrota amarga. A meu ver, o brasileiro tinha bola e chegou a ter a chance para buscar o placar nesta sexta-feira, mas não soube aproveitar da melhor maneira. O brasileiro voltou a cometer erros infantis, escolher os golpes errados e não ter eficiência no saque. Daí fica difícil para bater não só um tenista bem qualificado, mas também com menor categoria do que ele.

Na próxima rodada, Gasquet enfrenta o vencedor de Novak Djokovic e Juan Martin Del Potro, que promete ser um grande jogo. De qualquer forma, Gasquet não é favorito contra nenhum dos dois, mesmo jogando em casa.

Nenhum comentário: