
Seria muito pretensioso da minha parte tentar encaixar este trabalho em algum tipo de rotulação ou gênero musical. Uma análise inicial poderia tentar encaixá-lo no contexto do “New Metal”, já que foi produzido por Rick Rubin, um dos maiores do gênero e responsável por produzir bandas como Linkin Park e Slipknot. O contexto também ajudaria a seguir este caminho, já que o período foi também marcado pela ascensão de bandas como as já citadas, além de outras como KoRn, Limp Bizkit. Mas se tudo conspirava a favor, era possível chamar o primeiro álbum do SOAD como um dos principais do New-Metal? Nunca.
System of a Down é sem sombra de dúvidas o álbum mais pesado já produzido pelo quarteto de californiano de origem armena. Diferentemente dos albums mais recentes, que serão esmiuçados um por um nos próximos posts, o autointitulado de 1998 representa aquilo que mais há de obscuro e cruel no mundo da guerra, considerada a principal temática das letras da banda em toda a sua carreira. Outro destaque ficava para a maquiagem performática que a banda utilizava tanto em seus vídeos como apresentações ao vivo, hoje deixadas de lado.
Existem alguns elementos como os riffs pesados de War e Sugar, a atmosfera assustadora como as de faixas como Mind e Spiders, além das quebradas bizarras como em Cubert, Sugar e Peephole que afastam qualquer tese de New-Metal que pudesse ser enquadrada neste cd. Além do mais, qual aproximação com Hip-Hop ou Rap deve ser feita neste cd? Absolutamente nenhuma. Se fosse possível enquadrá-lo, de maneira bastante genérica, colocaria System of a Down na categoria do Metal Alternativo.
System of a Down, além do mais pesado, pode ser considerado o mais original já produzido pelo quarteto. No entanto, é possível considerá-lo o melhor? A resposta vem nos próximos posts, que trará na próxima edição a opinião sobre o premiadíssimo Toxicity (2000).
System of a Down – System of a Down (1998)
Nota: 9,0
Tracklist:
1. "Suite-Pee" (Malakian) - 2:32
2. "Know" (Odadjian, Malakian, Tankian) - 2:56
3. "Sugar" (Odadjian, Malakian) - 2:33
4. "Suggestions" (Malakian) - 2:44
5. "Spiders" (Malakian) - 3:35
6. "DDevil" (Odadjian, Malakian) - 1:43
7. "Soil" (Malakian) - 3:25
8. "War?" (Malakian) - 2:40
9. "Mind" (Odadjian, Malakian, Tankian) - 6:16
10. "Peephole" (Malakian) - 4:04
11. "CUBErt" (Malakian) - 1:49
12. "Darts" (Malakian) - 2:42
13. "P.L.U.C.K. (Politically Lying, Unholy, Cowardly Killers)" (Malakian) - 3:37

Nenhum comentário:
Postar um comentário