domingo, 22 de maio de 2011

Surpresas e ressalvas da primeira rodada

É evidente que não há parâmetro algum para analisar a primeira rodada do Brasileirão em relação a projeções e previsões de título, vaga em Libertadores, ou até mesmo zona de rebaixamento. Como era de se esperar, alguns dos clubes envolvidos em outras competições como a Copa do Brasil e Libertadores optaram por entrar com times reservas (o que é considerado bastante razoável). São os casos de Avaí, Santos, Coritiba, Ceará e Vasco da Gama.

O que talvez não fosse muito de se esperar foram as surpreendentes vitórias de Corinthians e São Paulo, fora de casa, diante de Grêmio e Fluminense respectivamente. No caso corintiano, que não pôde contar com Dentinho e Bruno César, negociados, a vitória veio de virada por 2 a 1 em cima de um Grêmio desfalcado e que agora está mais pressionado do que nunca. Já o Tricolor, com sérios desfalques na sua zaga, foi bastante superior em relação ao atual campeão brasileiro e também venceu com propriedade: 2 a 0.

Chicão foi um dos destaques da vitória corintiana

A primeira rodada do nosso campeonato nacional também reservou surpresa negativa para o Cruzeiro, que mesmo fora de casa, foi surpreendido pelo Figueirense, de volta à Série A. E se você não cansou de surpresas, o Atlético-GO também reservou uma aos torcedores do Coritiba. Uma das poucas equipes envolvidas em duas competições e que utilizou titulares hoje, o Coxa foi mal e terminou derrotado pelo placar mínimo jogando em casa.

Se você é um dos que se enquadra entre os surpreendidos, tanto positivamente como negativamente, muita calma nesta hora: o campeonato só está começando. A partir do momento em que as equipes passarem a se dedicar exclusivamente ao Brasileirão, o panorama deve mudar e os elencos mais fortes deverão prevalecer. Outros fatores que devem pesar mais pra frente são os reforços e perdas de jogadores na janela de transferência. A partir daí, um novo campeonato se configura.

Kléber é novamente decisivo para o Palmeiras

Com tantas ressalvas a serem feitas nesta primeira rodada, o alerta de risco que é possível já ser acionado cabe a dois clubes: Botafogo e Grêmio. O primeiro, fora de casa, não ofereceu resistência alguma ao Palmeiras e terá sérios problemas se não reforçar o time. Já a equipe gaúcha, que vem de vice-campeonato gaúcho e eliminação na Libertadores, mostrou ter um elenco pra lá de limitado e que precisa ser reforçado em quase todas as suas posições. Douglas e o recém-contratado Miralles não resolverão todos os problemas dos gaúchos, assim como Maicossuel e Loco Abreu também não são a salvação do Fogão.

Um comentário:

Thiago Koguchi disse...

O São Paulo jogou pro gasto; quem ajudou foi o Flu e seu "bonde do Fluzão sem técnico". Ainda bem que o Abel chega logo. E o SP realmente sofre de "lucasdependência". O Gum vai ter pesadelos com o moleque.