quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Dunga embalado para imprensa

Como as homenagens a Ronaldo já renderam muito papo nos últimos dias, agora é hora de voltarmos à realidade. Logo após o amistoso contra a Romênia, que marcou a despedida do Fenômeno, o técnico Mano Menezes divulgou a lista dos 22 convocados para a Copa América na Argentina com algumas surpresas em relação às últimas convocações, principalmente no setor ofensivo.

Carente de um meio-campista organizador de jogadas e um atacante finalizador, nossa Seleção prova a cada ano que está cada vez mais sem opções. Tanto que, no soar dos gongos, Mano esperou até o último momento e preferiu convocar os lesionados Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato. Preocupante, se pensarmos que realmente não existem tantas opções de convocação nestes setores e ainda mais se pensarmos que ambos não chegarão no auge de suas capacidades físicas.

Ganso: o salvador do meio-campo?

No meio -campo, Mano Menezes parece mostrar que realmente não tolerou a expulsão de Hernanes contra a França. Sinceramente acredito que o ex-são paulino seria muito mais merecedor de uma vaga do que o ex-corintiano Elias e o santista Elano, que depois de um ótimo começo de temporada, caiu de produção. Lucas, do São Paulo, é uma opção interessante para o segundo tempo, enquanto Jadson parece ter conquistado a confiança do treinador e não fez uma partida das piores contra a Romênia.

Tirando os zagueiros e os laterais pela direita, que foram escolhidos acertadamente, na lateral voltamos a ter problemas pelo lado esquerdo. Mais uma vez fica provado que existe uma implicância do treinador com o madridista Marcelo, que foi um dos melhores na posição da temporada europeia. André Santos e Adriano ainda não são opções 100% seguras, mas é claro e evidente que existe uma carência nesta posição no futebol brasileiro.

Entre erros e acertos, Mano Menezes vai muito pressionado para a Argentina. O teste da Copa América é de extrema importância para o treinador, principalmente se imaginarmos que é uma das poucas oportunidades de testar a competitividade da sua equipe até a Copa do Mundo. E olha que até lá tem tempo e muitos jogadores ainda devem ser testados.

Mano Menezes: teimoso e gaúcho igual o Dunga

Sem vencer equipes de maior expressão, o técnico brasileiro já é alvo de críticas e até mesmo tem sido comparado a Dunga. Será mesmo? No que diz respeito a uma possível teimosia com alguns atletas e certa “tara” por retrancas, até que dá para dizer. Já quando o assunto é educação e tratamento com a imprensa, sem comparações. Agora vocês me perguntam: Mano chega até a Copa? Eu sinceramente acho que não.

Nenhum comentário: